sábado, 4 de novembro de 2017

Estágio Supervisionado de regência nos Anos Iniciais do Ensino fundamental

Realizei o estágio de regência nos anos iniciais do ensino fundamental em uma sala do segundo ano de escolaridade  na Escola Estadual Professora dona Preta, acompanhei efetivamente o trabalho da professora, formada em pedagogia e pós-graduada em educação infantil. Combinamos que iríamos trabalhar juntas, desenvolveria um trabalho como professora de apoio da turma em geral, ajudando nas dificuldades que ocorressem dentro da sala de aula, participando de todo o processo  de planejamento, daria uma aula como professora regente da turma.  De acordo com planejamento a minha atividade de regência foi realizada no dia 06 de Setembro de 2017.        

                                          Plano de aula 06/09/2017

 Eixo temático:
·         Leitura e apropriação da escrita
·         Oralidade
·         Números e Operações álgebra e funções

Conteúdo
·         Português: Leitura e interpretação
·         Matemática: Comparação/ seriação/ inclusão e conservação de quantidades
·         Ciências humanas: Independência do Brasil

1º momento: Atividades de rotina: Oração, Música, Calendário, Leitura Deleite
2ºmomento: Momento cívico: Hino da independência/Hino Nacional/ hasteamento da Bandeira.
3º Momento: Correção da tarefa de matemática no quadro
4ºMomento: Atividade de Matemática: Bingo – decomposição dos números/ Operações de adição e subtração/ Desafios com duas parcelas/ correção das atividades.
5º Momento: Para casa: Tarefa de Português: Texto-informativo: Onça Pintada/ Leitura e interpretação oral e escrita/ Característica da Personagem.
6º momento: Oração e música de despedida

 Algumas considerações a respeito do estágio nos anos inciais

Foi possível compreender com estágio de regência nos anos iniciais do ensino fundamental que  a  instituição escolar deve contribuir para o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem de forma significativa, possibilitando uma formação voltada para a construção de uma cidadania consciente e participativa.
 O papel do professor está em orientar o educando e mediar o aprendizado, respeitando toda a sua complexidade e o tempo necessário para o amadurecimento do aluno.  Entendi que o trabalho do pedagogo nesse contexto é possibilitar o alicerce de uma educação igualitária e libertadora que tenha sentido na vida.
O estágio de regência desse segundo semestre de 2017 contribuiu para a compreensão do fazer docente além da sala de aula, contemplando a escola como uma problematização da realidade, propiciando um trabalho que favoreça a capacidade investigativa e questionadora dos alunos e, para isso, são necessárias atividades que desenvolvam o pensamento crítico, assim como a capacidade de construir hipóteses, argumentos e raciocínio lógico.
Marizete Gomes

Referências
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília, 1997.
BRASIL. Lei de diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília DF, 1996.

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