quarta-feira, 27 de abril de 2016

Pedagogia Hospitalar



A pedagogia hospitalar é um ramo da educação que proporciona à criança e ao adolescente hospitalizado uma recuperação mais tranquila, através de atividades lúdicas, pedagógicas e recreativas, buscando trazer o trabalho realizado na escola para dentro do hospital.
Esse ramo de educação surgiu oferecendo acessoria diferenciada por meio de atendimento emocional e humanístico para crianças e adolescentes como também para seus familiares, com o intuito de dar continuidade na escolaridade formal e melhorar a adaptação de pacientes em hospitais. O apoio é dado quando crianças ou jovens ficam internados por longos períodos perdendo aulas.
A pedagogia hospitalar é uma importante ferramenta de educação em hospitais, pois muitos alunos enfermos têm, muitas vezes, dificuldade em retomar os estudos após tratamento devido ao desânimo, à desmotivação no aprender, o medo de não acompanhar a turma na volta à escola, pela fragilidade que se encontra sua autoestima, decorrente das limitações que a doença ocasiona.
Os principais objetivos da pedagogia hospitalar são;
·         Promover a integração entre a criança, a família, a escola e o hospital, amenizando os traumas da internação e contribuindo para a interação social;
·         Dar oportunidade ao atendimento às crianças e adolescentes hospitalizados em busca da qualidade de vida intelectiva e sociointerativa;
·         Aproximar a vivencia da criança no hospital à sua rotina diária anterior ao internamento, utilizando o conhecimento como forma de emancipação e formação humana;
·         Fortalecer o vinculo com a criança hospitalizada, possibilitando o fazer pedagógico na pratica educacional dos ambientes hospitalares; proporcionar à criança hospitalizada a possibilidade de, mesmo estando em ambiente hospitalar, ter acesso à educação.
O pedagogo hospitalar tem papel preponderante na recuperação do aluno enfermo, ele deve ter uma visão humanística na sua prática demonstrando que não é só o corpo que deve ser observado, mas o integral, as necessidades físicas, psíquicas e sociais.  O pedagogo ao promover experiências vivenciadas dentro de um hospital- brincar, pensar, criar e trocar está favorecendo o desenvolvimento do aluno que não deve ser interrompido em função de uma hospitalização. As atividades realizadas dentro do hospital são variadas, lúdicas e recreativas, como a arte de contar histórias, brincadeiras, jogos, dramatização, desenhos e pinturas, a continuação dos estudos formais no hospital.
O Pedagogo hospitalar tenta transmitir o máximo de conhecimento que puder ser adquirido enquanto a criança ou adolescente estiver em uma condição que a impossibilita de frequentar a escola formal. O pedagogo prepara o conteúdo e, dentro do próprio hospital, realiza as atividades propostas de forma adequada a cada paciente, para que o fato de estarem hospitalizadas não seja ainda mais doloroso e acabe prejudicando a sua saúde e interferindo nos estudos.



Referências bibliográficas:  
SANTOS. Sidney. Pedagogo não escolar.pdf - disponível no AVA
http://www.webartigos.com/artigos/pedagogia-hospitalar/11289/ acesso em 24/04/2016







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