sábado, 3 de dezembro de 2016

Brincadeiras da infância



Tenho muitas lembranças das brincadeiras de infância, adorava  brincar de boneca era muito fantasiosa essa brincadeira, lembro-me que  dava nomes aos  personagens,  inventava histórias. Brincava também de Esconde-Esconde, Pega-Pega,  Queimada; nessa brincadeira  usávamos uma bola para acertar o  adversário que quando atingido estaria fora da brincadeira até  acabar, Bolinha de Gude que  consistia em acertar as bolinhas adversárias para capturá-las, é muito legal, brincava também de Morto ou Vivo, Adoletá, Em que mão está? Nessa brincadeira a gente escondia algo numa das mãos e perguntava ao colega em que mão estava. Gostava muito de brincar também do Jogo da Velha, da Forca, Pular Elástico e Dominó.
No ambiente escolar brincava  na hora do recreio de peteca, Amarelinha, Cantigas de Roda, Bambolê etc.
Alguns professores faziam gincana  com várias brincadeiras divertidas e interessantes, era como uma competição. Isso acontecia na semana  das crianças. Entre as brincadeiras da gincana  tinham a Corrida no Saco, Corrida do Ovo na colher e muitas outras.

Marizete Gomes

terça-feira, 11 de outubro de 2016

Atividade da disciplina Conteúdos e Metodologias da Matemática II (Grandezas e Medidas)


Medidas de comprimento, área, volume, capacidade e massa


A)
 



B) e  C)
 


  Em minha opinião todas as charges evidenciam unidades de medida não-convencionais, as unidades de medidas não-convencionais podem ser utilizadas dentro da sala de aula, para uma melhor compreensão de medidas de comprimento, área, volume, capacidade e massa pelos alunos. Métodos não-convencionais foram a origem dos sistemas de medida, por serem medidas que estão presentes no dia a dia do aluno, facilita a aprendizagem e ajuda na compreensão de unidades de medida.

A charge da opção A mostra sobre a unidade de medida de comprimento, as crianças  queriam medir a mesa com  o sapato e ficaram imaginando qual sapato usar percebendo as diferenças,  com a intervenção do professor as crianças perceberam que quanto maior a medida, ou seja, o sapato, menos unidades serão usadas para medir a mesa. Utilizando medidas como pés, palmos, braços etc, é possível perceber a relatividade da medição. Quando um objeto tem um comprimento de seis sapatos o outro pode ter cinco. Isso acontece pelo fato de que os pés não são todos iguais e por isso a medição fica relativa às diferentes unidades

A charge B mostra  sobre  as unidades de capacidade e ou volume, usando a medida não-convencional que é o copo. Existe uma relação direta entre a unidade de litro (Capacidade) e a unidade de volume.
A charge C mostra sobre as unidades de área e ou comprimento fazendo os alunos  perceberem qual a melhor opção para cada situação.
As unidades de medida não-convencionais ajudam a entender que, dependendo da situação-problema, algumas vezes há uma resposta exata e em outras dá para resolver com uma resposta aproximada, além permitir  melhor compreensão.


Referências
SANTOS, Carlos Pereira. O conceito de unidade na educação pré-escolar
Texto:  Medidas de comprimento, área, capacidade, volume e massa