A entrevista foi feita com coordenador (a) pedagógico(a), que trabalha na escola com o cargo de especialista-EEB, sua formação- Pós graduação em supervisão e analista escolar, sua idade- 35 anos, formou se na instituição de ensino ISE IB
Segundo o (a) entrevistado(a), a escola é uma instituição de ensino em que os alunos são a maioria de classe média, o movimento social que existe no entorno da escola é somente o centro espírita que entrega sopa e leite às pessoas carentes.
As maneiras que a comunidade escolar participa do cotidiano da escola é com apresentações, reuniões bimestrais ou outras reuniões particulares, os elementos das culturas da comunidade que penetram no interior da escola são apresentações; Amostra Folclórica, 7 de setembro (Independência do Brasil) e festas juninas.
A escola lida com as diversas crenças religiosas de maneira prazerosa, e para isso trabalha mais conteúdos relacionados à valores, família etc.
O caráter democrático da escola é demonstrado apartir das práticas- PPP-Projeto Político Pedagógico, PDI- Projeto de Desenvolvimento Individual, e reuniões do colegiado.
As práticas escolares que demonstram o compromisso da escola com a inclusão social; é realizado trabalhos diferenciados na sala, apoio ao aluno na sala de recursos.
Em relação à enturmação do 1ºano, é feita de acordo com a disciplina e apartir do 2º ano, porque no 1º ano é por acaso.
ANÁLISE
Analisando a entrevista, concluí que a instituição de ensino é uma instituição séria com profissionais competentes e de grande valor para a comunidade, pois trata as diversas questões com seriedade e compromisso e além disso se preocupa com todas as questões que diz respeito ao aluno, que é o alvo de toda instituição de ensino.
Marizete Gomes